Anualmente a Organização Mundial da Saúde (OMS) e seus parceiros celebram o Dia Mundial sem Tabaco. Este sob o lema “Tabaco: Uma Ameaça para o nosso ambiente”, a OMS, pretende aumentar a conscientização sobre os malefícios do tabaco e desencorajar o uso do tabaco em qualquer forma.
Assim para assinalar esta efeméride o INSP e a CCAD em parceria com a OMS, realizaram hoje, dia 31 de maio, um seminário hibrido, sobre o tema Tabaco: Uma Ameaça para o nosso ambiente”.
Com este seminário objetivou-se sensibilizar a sociedade cabo-verdiana sobre o impacto ambiental do tabaco e suas consequências para a saúde das pessoas.
Na sessão de abertura houve intervenção do representante da OMS, Daniel Kertesz, que frisou que o Dia Mundial sem Tabaco deveria ser todos os dias, lembrou os impactos devastadores do tabagismo que causa morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano, no mundo. Chamou atenção para o facto do uso do tabaco provocar danos ao ambiente e parabenizou Cabo Verde por ter assinado em 2005 a convenção quadro para o controlo do tabaco e recentemente a aprovação da Lei que define o regime geral de prevenção e controlo do tabagismo.
A Secretária Executiva da CCAD, Dra. Fernanda Marques, mencionou alguns resultados conseguidos com o projecto FCTC 2030, que contou com assistência técnica da OMS e do Secretariado da Convenção quadro da OMS para o Controlo do Tabaco e expôs que Cabo Verde, está preparado para dar uma resposta integrada no combate ao tabagismo.
A presidente do INSP, Dra. Maria da Luz Lima, por sua vez disse que em Cabo Verde 10% a 12% da população têm hábitos tabágicos, daí expôs que, “É um problema muito grave de saúde pública que tem muitos impactos, nomeadamente económicos, sociais e na família”.
Durante o evento foram apresentados quatro temas, designadamente “Balanço sobre a implementação do Projeto FCTC 2030”, apresentado pela Dra. Vanusa Pereira, Técnica da CCAD, “Protocolo e instrumentos Cessação Tabágica e Cuidados Primários de Saúde”, apresentado pela Dra. Carla Amado Barbosa. Coordenadora Nacional do Programa de Prevenção e Rastreio do Cancro, “Proteção do ambiente e saúde das pessoas (Alternativas económicas viáveis) “, apresentado pela Dra. Edith Pereira da OMS e por último o tema “O Novo Regime Jurídico de Prevenção e Controlo do Tabagismo em Cabo Verde”, apresentado pelo Dr. Celso Monteiro, Psicólogo Clínico da CCAD/ MS.
Fonte: CCAD