Ato Central Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio

O ato central do Dia Mundial sem Tabaco, este ano sob o lema “Desmascarando a Industria do Tabaco”,  elegido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), teve lugar na Cidade do Porto Inglês, Ilha do Maio, no dia 31 de maio.

A cerimonia de abertura foi presidida pelo Ministro da Saúde, Dr. Jorge Figueiredo e contou com as intervenções da Secretária Executiva, Dra. Raquel Lopes, que fez enquadramento do evento, do Presidente da Câmara Municipal do Maio, Senhor Valdino Brito, que deu as boas vindas e da Presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Dra. Maria da Luz Lima, que passou uma mensagem.

Na sua intervenção o Ministro da Saúde falou dos malefícios do tabaco que são nefastos tanto para os fumantes ativos como para os fumantes passivos, por isso apelou a mais investimentos e mais parcerias para a redução do consumo do tabaco e de seus derivados no país. Disse ainda que as consequências do tabaco estão também ligadas às evacuações, perdas por incapacidades, sofrimento familiar, e perdas económicas consideráveis, pois os governos têm injetado grandes somas para tratar os maléficos do tabaco na saúde das pessoas.

O Presidente da Camara Municipal do Maio, deu as boas vindas dos participantes, mencionou que é uma grande honra a ilha do Maio receber esta atividade central do Dia Mundial sem Tabaco, pois a referida ilha é uma terra de saúde e paz, mas também de aspirações. Ainda, na sua intervenção reafirmou o compromisso com a promoção da saúde pública, o bem-estar das comunidades e a proteção das futuras gerações contra os malefícios do tabaco.

A Secretária Executiva da CCAD, na sua alocução expôs sobre o objetivo de ter escolhido a ilha do maio que é incrementar as ações de sensibilização para a juventude, com base no lema proposto para este ano que é “desmascarando a indústria de tabaco” que tem divulgado muitas mentiras sobre o cigarro eletrónico, a shisha e outros produtos do tabaco, com o objetivo de aliciar os mais jovens para o consumo.

A Presidente do Instituto Nacional de Saúde Publica, disse que todos são chamados a fazer o trabalho da prevenção, desde professores, pais, jovens, instituições, comunidades e crianças a terem uma atitude positiva em relação á saúde.

Durante o evento houve demonstrações desportivas, por parte das escolas do ensino básico e secundária, das associações desportivas, de basquetebol, futebol, ciclismo,, entre outros. Teve-se uma tenda onde foi feito medição de tensão, testes de glicemia e balcões informativos sobre tabaco.

A atividade foi promovida pela Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas e o Instituto Nacional de Saúde Pública em parceria com a Câmara Municipal do Maio, as Associações Desportivas e Escolas e culminou com a entrega de brindes.