𝗗𝗶𝗮 𝗡𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗟𝘂𝘁𝗮 𝗖𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮 𝗼 𝗨𝘀𝗼 𝗔𝗯𝘂𝘀𝗶𝘃𝗼 𝗱𝗼 𝗔́𝗹𝗰𝗼𝗼𝗹 e Nono Aniversário da Campanha Menos Álcool Mais vida – 1 de Julho

O uso abusivo de bebidas alcoólicas continua a ser um dos principais fatores que comprometem a saúde e o bem-estar dos cabo-verdianos.

Esse consumo é cada vez mais precoce, com impacto negativo nas famílias, no desenvolvimento das crianças e jovens e na coesão social.

Para enfrentar esse desafio, entidades do Estado e da sociedade civil têm procurado congregar esforços no sentido de desenvolver atividades que contribuam para a prevenção do uso abusivo de bebidas alcoólicas.

Assim em 2020, foi instituído o dia 1 de Julho, como 𝗗𝗶𝗮 𝗡𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗟𝘂𝘁𝗮 𝗖𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮 𝗼 𝗨𝘀𝗼 𝗔𝗯𝘂𝘀𝗶𝘃𝗼 𝗱𝗼 𝗔́𝗹𝗰𝗼𝗼𝗹 e Nono Aniversário da Campanha Menos Álcool Mais vida.

Neste contexto numa parceria entre a Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas (CCAD) e a Fundação Menos Álcool Mais Vida, foi realizada uma conferência sobre o Álcool, no dia 01 de julho do corrente ano, no Palácio do Governo, visando consciencializar a população sobre o problema do alcoolismo e promover a prevenção e o combate ao uso abusivo de álcool.

A Sessão de Abertura da conferência iniciou-se com o Hino Nacional pela Escola de Música Pentagrama, foi presidida pelo Ministro da Saúde e contou com as intervenções da Representante da OMS e da Presidente do Concelho Executivo da Campanha Menos Álcool Mais Vida.

No decorrer desta conferência foi apresentado o tema “Álcool Ontem e Hoje – O Álcool na Sociedade Cabo-verdiana“, tendo como orador  o Dr. José António Reis , e moderadora, Enfermeira Natalina Silva. 

Ainda, houve a apresentação do Estudo “Implementação da Nova Lei do Álcool”, pelo Consultor, o Dr. Crisanto Barros e moderadora, a Dra. Raquel Lopes, Secretária Executiva da CCAD. Este Estudo foi realizado pela CCAD em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2022.

Durante o evento teve-se a atuação da Escola de Dança Maria Goreti e do Grupo de Dança Raiz de Polon.